Categories
Default

CARTÃO SD COM ARDUINO DE UM JEITO MUITO SIMPLES

Nunca foi tão fácil de você utilizar um micro sd com um arduino, então um módulo zinho para cartão sd  pronto você só conecta no seu arduino já pode fazer data loggers,  salva dados,  muito bacana mesmo baixíssimo custo.

Então galera acabou aquela história de você utilizar divisor de tensão  ou conversores de cdc para ter os níveis de 3,3 volts por um cartão micro sd esse módulo zinho aqui você simplesmente liga no sua placa arduino já tem tudo pronto para você inclusive o conector para cartão sd aqui e os pinos muito bem indicados aqui estou utilizando a protoboard  apenas para facilitar a ligação,  aqui está a ligação muito simples,  o arduino então os digitais arduino e o sd então digital 4 está no cs chips intel é o digital 13 está no  sck o digital  11 está no mosi , 12 no miso, o 5 volts do arduino vcc,  e o gnd com gnd, veja 5 volts do vcc do módulo sd.

Vamos ver um exemplo no computador,  eu por enquanto não vou conectar o cartão verde estamos em um cartão sd aqui para você ver o exemplo e já conectamos um para escrevermos um dado no cartão estamos aqui com a  arduino,  idéia é 1. 8.2 e ela já vem  com a biblioteca sd,  então vá em file examples,  procure sd, vamos pegar a read right  leitura escrita, tá aqui o exemplo, aqui  inclusive tem o hardware  utilizando as ligações,  como você está utilizando já o shields sd  fica simples a  ligar direto sem se preocupar com os níveis de tensão.

Aqui estão as bibliotecas spi e  sd,  então ele cria um ponteiro para um arquivo inicializa comunicação serial e aí faz o teste.

Então observe que eu vou fazer o upload para o arduino que já está conectado na usb também, upload  realizado com sucesso vamos iniciar a serial,  está aqui a nossa comunicação serial.

Não estamos vendo absolutamente nada pois aqui está com configurado para 115.200,  vamos colocar em nove mil seiscentos e agora vai aparecer inicializando sd,  falha na inicialização isso significa que não temos um cartão sd conectado.

Estou aqui com o micro sd eu vou fazer a conexão, então ele encaixa assim bem facilmente com você já está acostumado.

Vamos abrir de novo serial, você vai reiniciar o arduino e agora agora deu certo,  então ele fez a escrita do arquivo,  então criou o arquivo o teste. txt,  ok e dentro dele escreveu,  aqui testando 1,2,3.

Eu vou dar um reset  no arduino,  veja que ele escreve novamente uma nova linha, então a cada reset ele  escreve uma linha nova,  então agora temos três linhas do testando um dois três,  quatro linhas, escreveu mais uma agora cinco,  agora mais uma ainda pronto tem seis linhas, a princípio já temos dentro do cartão sd um arquivo com o nome teste . txt e dentro do arquivo,  vamos à escrita testando 1, 2, 3,  por 6 vezes,  vamos ver se isso é verdade?

Vamos tirar o cartão sd,  e com isso você pode salvar dados sem problema nenhum,

você pode utilizar como data logger,  então salvar informações como data hora,  temperatura,  pressão.

Estamos aqui com o arquivo e olha só o arquivo txt  com 6 linhas,  testando 1, 2, 3 perfeito a escrita foi bem sucedida,  com você viu está funcionando lindamente, o módulo zinho sd.